Que tal ser diferente sempre?
Alugue vestidos e acessórios

Same No More
consumo consciente

Hábitos de consumo consciente da moda

Com certeza você já deve ter ouvido por aí sobre o consumo consciente. Inclusive aqui no nosso blog, onde já falamos, por exemplo, sobre a indústria da moda rápida (fast fashion) e como você, consumidor, pode fazer a diferença. Se ainda não leu, vale a pena conferir.  😉

É preciso debater este assunto para entender sua importância. Adquirir atitudes sustentáveis contribui para diminuir os impactos sociais e ambientais no nosso planeta, que recebe – acredite, você! – um caminhão de lixo têxtil por segundo! Como dizia o vocalista e compositor da banda Charlie Brown Jr., são nossas escolhas que vão dizer para onde iremos. ♪

Nós temos o poder nas mãos e pequenas atitudes podem fazer toda a diferença. Por isso, respeitar a natureza não tem hora nem lugar. Então, se você se preocupa com o futuro e quer saber quais são as formas de contribuir com o meio ambiente, veja estes 5 hábitos do consumo consciente para começar a adotar agora no seu dia a dia:

1.  Consumo consciente: Faça uma lista e planeje suas compras

 

consumo consciente

Primeiramente, evite ser um consumidor impulsivo. Antes de sair comprando tudo o que vê pela frente, o ideal é fazer uma listinha com os itens de que você precisa, por ordem de importância. Dessa forma ficará mais fácil você visualizar quais são realmente necessários, supérfluos e os que podem serem comprados depois. Aliás, fazendo uma lista de compras, você também consegue manter o controle financeiro, ao pesquisar pelos itens com preços mais em conta para o seu bolso momento. 

2. Repense seu guarda-roupa

 

consumo consciente

Antes de sair reclamando que não tem roupa, tenha consciência das peças que você possui. Pergunte a si mesma: preciso realmente de uma roupa nova? Hoje é possível conferir diversos tutoriais para customização de roupas, e qualquer pessoa pode dar uma cara nova àquela peça “escondida” no armário. Como todo mundo sabe, às vezes um simples detalhe faz toda a diferença. Repense e reutilize!

Além disso, na hora de comprar vale lembrar que boas peças não dependem de preço alto ou marca de luxo. Ou até mesmo uma peça barata não significa que ela seja ruim. Dê preferência a roupas de qualidade e cuide bem delas, pois isso define sua durabilidade.

3. Monte um armário cápsula

 

consumo consciente

Mesmo com muitas opções no seu armário, você ainda acha que não tem o que usar? Isso acontece porque, na hora de comprar roupas, não paramos para pensar nas possíveis combinações que elas podem fazer com aquelas peças já existentes no armário. Uma alternativa para resolver isso é montar um “armário-cápsula”, ou seja, combinar uma quantidade limitada de peças com as que você já tem, sem comprar nada novo. Portanto, você precisa conhecer bem o seu estilo.

Algumas dicas: separe peças por cores básicas e depois misture-as com cores mais alegres; priorize estampas clássicas e atemporais; monte combinações para cada estação do ano.

4. Desapegue do que não usa

 

consumo consciente

Antes de renovar o guarda-roupa, reveja todas as peças que você tem e aquelas que não usa mais. Sim, aquelas que há muito tempo estão paradas e você não sabe o que fazer com elas! O que acha de passá-las adiante? Isso não significa descartá-las, longe disso, elas podem receber um novo lar e serem amadas novamente.

Consumo consciente também é contribuir com a economia compartilhada, e existem muitas maneiras de você se desfazer de roupas usadas sem maltratar o meio ambiente. Você pode fazer doações, ou revender suas peças usadas em bazares e brechós.

5. Use um closet coletivo

 

consumo consciente

Se você quer usar algo diferente, porém sem ter que comprar algo novo, uma boa ideia é optar por emprestar roupas para usar por um tempo determinado. Hoje, existem muitos closets compartilhados acessíveis por meio de assinaturas, bem em conta, e muito atrativos no que se refere a usar looks diferentes. Escolha aquele que mais te agrada e desfrute de um armário dos sonhos, sem entupir seu guarda-roupa físico.

 

Deixe uma resposta