Que tal ser diferente sempre?
Alugue vestidos e acessórios

Same No More
  • Home
  • /
  • Bastidores
  • /
  • Moda Consciente: O Que é e Como Ser um Consumidor Consciente?
moda-consciente

Moda Consciente: O Que é e Como Ser um Consumidor Consciente?

Você já parou para pensar sobre as consequências do consumismo e da produção em massa de roupas? Você sabe qual o impacto que a moda rápida (fast fashion) tem na vida das pessoas e no meio ambiente? A moda consciente questiona este processo do ponto de vista do consumidor. Confira neste blog post como você, como consumidor, pode fazer a diferença!

quem-fez-as-minhas-roupas-?

( Hashtag tendência do Fashion Revolution)

O que é Moda Consciente?

Consumo consciente é quando o consumidor muda a sua forma de consumir um produto em razão da sua preocupação com os impactos sociais e ambientais gerados. No caso da moda consciente, o consumidor questiona a produção em massa de roupas, prática comum entre as empresas de fast fashion. Falamos sobre tais impactos em detalhes em outro blog post.

Como ser um Consumidor Consciente?

Na prática, consumir moda de uma forma consciente não é um processo fácil. Contudo, podemos incorporar alguns hábitos no nosso dia a dia para facilitar. Por exemplo: 

  • Você pode se perguntar se realmente precisa daquela peça e quantas vezes você realmente vai usá-la. 
  • Você pode se certificar se a peça é de qualidade e, portanto, irá durar por muitos e muitos anos.
  • Você pode questionar como a peça foi produzida. Não somente quais insumos foram usados na sua produção, como também quem fez a roupa e se envolveu trabalho escravo ou infantil.
  • Você pode refletir sobre a forma de aquisição da peça. Ao invés de comprar, você poderia emprestar ou trocar com uma amiga? Poderia alugar ou comprar a mesma peça ou uma peça similar usada em um brechó?

A última opção do consumidor consciente é comprar um produto novo. Em algumas situações comprar uma roupa nova pode fazer sentido. Por exemplo, se a peça for de qualidade podendo ser usada várias vezes, se for produzida de forma customizada ou sob encomenda (slow fashion), ou se tiver um significado emocional.

Reduzir o impacto ambiental e social da indústria da moda é responsabilidade de todos, principalmente do consumidor. Ao questionar nossas próprias decisões de compra, podemos fazer com que as marcas mudem e se adaptem à nossa nova forma de consumir moda.  O que você compra e o que você descarta tem relevância! Afinal, estamos dividindo o mesmo planeta, não?

Com o slogan “Que tal ser diferente sempre?”, a Same No More proporciona às suas clientes uma experiência de luxo a preços acessíveis, e uma forma mais inteligente de consumir moda. Quer saber como promovemos o consumo consciente e cuidamos do planeta e das pessoas? Acompanhe-nos por aqui que vamos contar para vocês nos nossos próximos blog posts <3

Deixe uma resposta