Que tal ser diferente sempre?
Alugue vestidos e acessórios

Same No More
  • Home
  • /
  • Sem categoria
  • /
  • Símbolos das etiquetas: entenda o que significam e aumente a vida útil das suas roupas

Símbolos das etiquetas: entenda o que significam e aumente a vida útil das suas roupas

Você com certeza já se deparou ou foi pinicada nas costas por uma etiqueta diferente, cheia de símbolos, no interior das suas roupas, não é mesmo? Existem em diferentes formatos como selo, rótulo, decalque, carimbo, estampagem que geralmente acompanham a marca e o tamanho da peça. E você sabia que os símbolos das etiquetas têm muito a dizer sobre a conservação das suas roupas? Depois desse artigo você nunca mais vai querer cortar etiquetas. Confira!

O que significam os símbolos das etiquetas e como aumentar a vida útil das roupas

Vestidos, jeans, camisas, blusas, blazers, lingeries… Enfim, cada tipo de roupa tem um determinado tipo de tecido e pode exigir um cuidado específico. Ou você acha que pode jogar tudo na máquina de lavar sem problemas? Já pensou manchar ou desbotar sua peça favorita? Às vezes, você pode não notar, mas a forma como você lava suas roupas implica e muito na sua conservação.  E depois, não vai adiantar reclamar com o lojista se, por exemplo, aquele jeans recém comprado encolheu.  Por isso, as etiquetas têxteis existem!

Embora, muitas vezes, incomodem quando estão contato com a pele, ou passem despercebidas, as etiquetas trazem informações importantes aos consumidores. Obrigatoriamente, seguem os padrões técnicos impostos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com instruções transmitidas por meio de símbolos universais que indicam quais os cuidados corretos e seguros ter com determinada peça de roupa, para que a mesma não seja danificada, aumentando assim sua durabilidade. Conheça, abaixo, os cinco principais tratamentos de conservação de roupas, seguindo a ordem da Norma Técnica. 

Lavagem

símbolos das etiquetas

A primeira figura que integra o grupo de símbolos das etiquetas é uma tina com água, ela representa o processo de lavagem e a temperatura da água, conforme a ilustração acima. Este item pode identificar várias maneiras de lavar sua roupa, as mais comuns são:  junto ao desenho de uma mão significa “lavagem manual”, já se a tina estiver acima de uma linha sinaliza que você deve “lavar em processo suave”, também pode indicar qual deve ser a temperatura da água, e com um “X” proibir a lavagem da roupa.  Sendo assim, o recomendado é lavar a seco, procedimento que garante a durabilidade da fibra do tecido por mais tempo. Por isso, é importante entender como funciona esse processo, assim como os demais símbolos a seguir.

Alvejante

símbolos das etiquetas

Observe a etiqueta interna da sua roupa e verá que o segundo símbolo é um triângulo. Esta figura geométrica, nesse caso, refere-se a utilização de alvejantes, sendo permitidos quando estiverem iguais à figura acima, e proibidos quando conter um X, e se composto por várias linhas diagonais indica a NÃO utilização de alvejantes com cloro.

Secagem

símbolos das etiquetas

Secagem em tambor

Outra figura que integra os símbolos das etiquetas é o quadrado que simboliza a secagem de roupas. De acordo com a Norma Técnica que pode ser consultada no site da IPEM-SP, o tambor da máquina de lavar é representado por um círculo dentro do quadrado e “a temperatura máxima é indicada com um ou dois pontos colocado dentro do símbolo”. E mais uma vez, se conter um “X”, neste item, indicará que a secagem do produto não é recomendada.

Secagem natural

Imagine que você lavou seu vestido novo e agora precisa secá-lo. Dependendo da forma que você colocar a peça para secar pode danificá-la.  Por isso, outra forma de secagem é a natural que também é representada por quadrados (sem círculos) e podem conter dentro diferentes elementos. Por exemplo,  contendo um risco na horizontal dentro do quadrado simboliza que sua roupa deve ser secada na horizontal, do contrário, com riscos na vertical significa que a secagem é feita por gotejamento. Ao invés disso, a figura também pode conter riscos dentro do canto esquerdo superior, ou seja, sua roupa não poderá ser exposta ao sol, mas, somente à sombra.

 Passadoria

símbolos das etiquetas

O quarto símbolo que provavelmente você passará a perceber daqui para frente nas suas etiquetas,  é um ferro de passar. Obviamente, referente ao processo de passadoria a ferro doméstico e o de prensagem, com ou sem vapor. A temperatura pode ser indicada com um ponto no interior do ferro, simbolizando que o ferro deve estar frio, e a temperatura máxima a ser utilizada é de 110°C (indicada para tecidos de acrílico, nylon e acetato). Com dois pontos refere-se ao ferro morno, a 150°C para tecidos de lã ou mistura de poliéster, utilizar o ferro quente a 200ºC somente quando, na etiqueta, o símbolo do ferro de passar conter três pontos (indicado para tecidos de algodão ou linho).

Como não queimar suas roupas? Atente-se aos pontos que indicam a temperatura, e principalmente, se tiver um “X” sobre o ferro, já sabe né? A peça não poderá ser passada de forma alguma.

Cuidado profissional

símbolos das etiquetas

O círculo é o último símbolo que deve constar em uma etiqueta têxtil e refere-se à limpeza profissional. E no interior do símbolo pode conter letras. Sendo F, para limpeza a seco profissional com hidrocarboneto (produtos que contenham apenas carbono e hidrogênio em sua composição), em processo normal. Se estiver com um risco abaixo do círculo indica que esse processo deve ser mais suave. Já o processo normal de limpeza a úmido profissional é representado pela letra W. Por isso, nesse item, a etiqueta se torna ainda mais importante, caso você prefira lavar suas roupas em lavanderias.

Enfim, para mais detalhes sobre os símbolos das etiquetas citados acima, consulte a cartilha disponível no site da INMETRO, que você pode visualizar ou fazer o download aqui. 😉

Curadoria Same No More

A conservação de roupas também é um dos propósitos trabalhados na Same No More. A loja conta com uma curadoria especializada em vestidos de festa que zela pelo acervo, mantendo a qualidade e durabilidade das peças. Por exemplo, se for necessário ajustes na locação de um vestido, a SNM não permite mexer na estrutura do modelo. Os ajustes só podem ser feitos em lugares específicos, alça, barra ou bojo. Assim, evita modificações extremas que possam danificar o produto.  Além disso, os vestidos são ajustados pelas próprias costureiras da loja, e a lavagem feita em uma lavanderia de confiança da equipe. São cuidados que aumentam a vida útil dos vestidos, e permite que outras mulheres possam usá-los como se fossem novos. Um modelo de negócio conectado ao consumo inteligente da moda

Agora, você já sabe a importância dos símbolos das etiquetas e o que cada um representa. Uma dica: caso você corte a etiqueta, guarde-a junto à sua roupa para que na próxima lavagem você possa consultá-la.  Dessa forma, você conserva suas roupas e contribui com o meio ambiente!

Deixe uma resposta